Vai se casar em 2020? Conheça as etapas do casamento!

191216_18Ipiranga.png

Se você está encerrando este ano, já pensando que uma das metas para o próximo é se casar, por que não já buscar informações para começar a concretizar seu objetivo? Casamento requer muita preparação, ainda mais se envolver festa. No meio dos preparativos, muitos noivos acabam deixando para a última hora a etapa mais importante, a formalização em cartório. Por isso, é importante se atentar ao cumprimento das regras e dos prazos, com antecedência.

Para se casar no civil os noivos devem respeitar as etapas do cartório. Já começamos explicando que para dar início ao procedimento, é recomendável comparecer ao Cartório de Registro Civil, pelo menos, 30 dias antes da data pretendida. A seguir, entenda porquê.

Habilitação para casamento

A entrada no casamento civil acontece mediante a declaração de vontade dos noivos diante o oficial ou atendente do cartório, além da apresentação dos documentos pessoais originais de ambos, veja a lista:

  • RG e CPF;
  • Certidão de nascimento ou de casamento com averbação (se for o caso);
  • Comprovante de residência daquele que tem moradia na região do cartório.

É obrigatório ainda, a presença de duas testemunhas (com seus RGs em mãos), para declarar perante o oficial ou atendente, que as partes estão aptas a se casar. Em caso de noivos a partir dos 16 anos completos, os pais ou responsáveis também devem estar presentes e não podem ser testemunhas.

No momento da habilitação, os nubentes já devem marcar a data da celebração, pagar a taxa do cartório e preencher um formulário onde deve constar os nomes dos padrinhos que participarão da cerimônia.

Edital de proclamas

A próxima etapa é a publicação do edital de proclamas, que é publicado por 15 dias nos jornais da região, para verificar se há algum impedimento. Após esse período, caso ninguém tenha se manifestado contra, o casamento é habilitado e a cerimônia é realizada na data agendada.

No dia, é recomendado que os noivos e os seus padrinhos cheguem no cartório uma hora antes do horário previsto, para evitar atrasos.

Cerimônia

Participam da celebração do casamento, os noivos, o juiz de paz, um escrevente autorizado e os padrinhos, que, ao final da cerimônia, devem assinar o termo para a liberação da certidão de casamento, emitida na mesma hora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s