Conheça as características da certidão em inteiro teor

Facebook-18-Ipiranga.pngEm alguns momentos da vida, pode ser requerida a certidão civil do cidadão em inteiro teor, como para abertura de contas bancárias, solicitação de empréstimo ou para dar entrada ao processo de dupla cidadania. Mas, o que é exatamente esse documento?

A certidão de inteiro teor é a certidão de nascimento, casamento ou óbito, que reproduz todas as informações contidas em seu respectivo assento. Ou seja, ela apresenta todos os elementos presentes no livro do registro civil, como as averbações e as anotações, se houverem. Portanto, trata-se de uma cópia estritamente fiel à folha do livro.

Esse tipo de certidão é fundamental para a realização de atos que necessitam da comprovação de dados específicos, pois apresenta maior detalhamento sobre as informações constantes do registro civil, especialmente nos casos de nascimento e casamento.

Como solicitar

Para solicitar a certidão em inteiro teor, o interessado deve comparecer ao Cartório de Registro Civil, que pode ser o responsável pelo registro ou não, e preencher um requerimento entregue pelo cartório, com firma reconhecida, e apresentar os documentos pessoais de identificação, como RG ou CNH e CPF.

Caso o pedido seja feito em um cartório diferente daquele que contém o registro original, a certidão é encaminhada digitalmente ao cartório solicitante, que deve imprimir o arquivo para entregá-lo ao requerente.

Para saber mais sobre a certidão em inteiro teor ou outro serviço, consulte um oficial de Registro Civil de sua confiança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s