Casamento civil: último trimestre é o mais procurado do ano

Facebook-18-Ipiranga.pngO fim do ano está chegando e surpreendentemente é o período mais procurado para a celebração de casamento civis. É isso mesmo. Apesar de maio ser conhecido como o mês das noivas, o último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro) é o mais requisitado nos Cartórios de Registro Civil.

No 18º Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do Ipiranga, por exemplo, desde 2007, cerca de 3.500 casamentos já foram realizados nessa mesma época. Esses números somam uma média de quase 320 casamentos a cada a trimestre.

Para Karine Boselli, oficial do 18º Cartório do Ipiranga, o aumento da demanda ao final do ano se dá por uma conjunção de fatores, como a proximidade do fim do ano letivo e chegada das férias, o desejo de começar o próximo ano com novos objetivos familiares e até mesmo a situação econômica favorável da população, com o recebimento do 13º salário.

Ainda segundo Karine, “os números demonstram que o casamento tem se mantido ainda muito importante para a sociedade. Isso porque o simbolismo do compromisso selado via matrimônio é algo pelo qual os futuros cônjuges almejam, quer seja por motivos pessoais ou religiosos”.

Vale destacar, que se você for uma das pessoas que desejam se casar no período citado, é importante atentar-se ao fato de que é preciso dar entrada na habilitação para o casamento civil com, pelo menos, 30 dias de antecedência da data pretendida para sua celebração. No caso dos meses mais requisitados, para não correr o risco de pegar a agenda do cartório lotada, a habilitação pode ser iniciada antes.

Para saber quais são as etapas e documentos necessários para a realização do casamento civil, clique aqui. Para sanar demais dúvidas, consulte um Cartório de Registro Civil de sua confiança.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s