Como solicitar 2ª via de certidão com segurança?

Documento pode ser requerido presencialmente ou pela internet

Você está em São Paulo, mas nasceu ou se casou em uma cidade em outro Estado, a muitos quilômetros de distância. Como conseguir a segunda via da sua certidão? Desde a integração dos Cartórios de Registro Civil, a solicitação pode acontecer de forma mais rápida e bem menos burocrática.

A Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional) já integra todos os estados brasileiros. Isso quer dizer que, um documento emitido em Recife, por exemplo, pode ser solicitado em qualquer outra região do Brasil. Além dos Cartórios de Registro Civil, o CRC também integra os principais órgãos públicos. Se você tem interesse em saber todos os detalhes e benefícios da CRC, clique aqui.

Essa integração possibilita a troca de informações e a busca de certidões sem necessidade de o interessado se deslocar até a unidade que originou o assento. Isso quer dizer que se a sua certidão foi emitida em um Estado e atualmente você reside em outro, você não precisa se deslocar até o local de origem para solicitar o documento.

Para a população esta integração é extremamente vantajosa porque permite que os cartórios tenham suas bases de dados disponibilizadas na Central. A iniciativa possibilita que a segunda via da certidão de nascimentos, casamento e óbito seja solicitada de qualquer lugar por meio do site registrocivil.org.br ou diretamente no Cartório de Registro Civil.

Portanto, se você precisa de algum dos documentos citados, pode acessar o site e fazer seu requerimento. Na plataforma você ainda pode escolher a forma como deseja receber seu documento. A versão física pode ser encaminhada via Correios ou retirada no cartório de sua escolha, enquanto a versão digital é enviada para um e-mail indicado. No caso de certidões digitais, quando realizada a impressão, o documento é considerado uma cópia simples.

Caso a preferência seja por solicitar diretamente em cartório, o interessado pode ainda optar por voltar ao local para retirar o documento ou receber via Correios.

O que é preciso para solicitar a segunda via?

Qualquer pessoa pode fazer a solicitação da segunda via da certidão de nascimento, casamento ou óbito. Para isso, é importante que o solicitante tenha em mãos dados como:

  • Nome completo
  • Data do acontecimento (do nascimento, do casamento ou do falecimento)
  • Estado
  • Cidade
  • Cartório
  • Filiação

Dados como livro, folha e termo não são obrigatórios, mas facilitam a localização da certidão.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s