Tipos de casamento civil

Conheça as modalidades e escolha a melhor opção

O casamento é um momento muito importante para o casal. O ato, feito em Cartório de Registro Civil, formaliza um contrato entre duas pessoas que têm o objetivo que construir uma família.

A concretização do casamento civil acontece quando os noivos manifestam, perante o juiz de paz, a vontade de estabelecer vínculo conjugal, seguida da declaração de casados dada pela autoridade.

Porém, esse momento pode acontecer de algumas maneiras diferentes, de acordo com a vontade do casal. Confira os tipos de casamento civil, suas características, e escolha a melhor opção para você:

Casamento em cartório

Nessa modalidade, o casamento deve ser realizado no Cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um dos noivos. Algumas serventias oferecem um espaço reservado para a cerimônia, com decoração e espaço para o registro do ato.

A celebração é realizada de forma pública, com portas abertas durante todo o ato, com a presença obrigatória do juiz de paz, do escrevente autorizado, dos noivos e de dois padrinhos que assinem a certidão como testemunhas.

Casamento em diligência

O juiz de paz vai até o local indicado pelos noivos para realizar a cerimônia. É uma opção para noivos de diferentes religiões, que desejam ter a celebração fora do cartório e fora da entidade religiosa.

Assim como a cerimônia em cartório, o casamento em diligência deve ser realizado de forma pública, com portas abertas durante toda a cerimônia, e com a presença obrigatória do juiz de paz, do escrevente autorizado, e de dois padrinhos que assinem a certidão como testemunha, além da participação dos convidados.

Casamento religioso com efeito civil

É celebrado fora do cartório por uma autoridade religiosa, sem a participação do juiz de paz. Assim como a cerimônia em cartório, o casamento em diligência deve ser realizado de forma pública, com portas abertas durante toda a cerimônia.

Ao término da celebração, os noivos não recebem a certidão de casamento, e sim um termo que precisa ser levado ao cartório num prazo de 90 dias para registro do matrimônio.

Para saber mais, fale conosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s