Procuração pode ser usada para solicitar benefício do INSS

Documento é emitido em Cartório

O benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é utilizado por grande parte da população que, para solicitá-lo, geralmente precisa ir a um posto da Previdência Social. Entretanto, pode acontecer de o beneficiário não estar habilitado para comparecer à agência, por diversos motivos. Nesses casos, a procuração, realizada em Cartório, pode resolver o problema.

Procuração é o documento pelo qual uma pessoa nomeia alguém de sua confiança para agir em seu nome e até mesmo assinar documentos, em determinada situação em que não possa estar presente. A procuração pública, formalizada em Cartório, é dotada de fé pública, ou seja, tem valor jurídico e pode ser utilizada perante o INSS.

O modelo da procuração utilizada nesse caso pode variar de acordo com o serviço que o procurado irá realizar (requerimentos ou recebimentos de valores) e com o motivo do não comparecimento do beneficiário (ausência, patologia contagiosa ou impossibilidade de locomoção). Vale ressaltar que a procuração deve estar acompanhada de um documento que justifique o motivo do não comparecimento.

O prazo do documento também pode variar de acordo com a finalidade. No caso de requerimentos, a procuração tem validade até o final do procedimento. Já para recebimento de valores, tem validade de 12 meses, que pode ser estendido.

Para fazer a solicitação, o requerente precisa comparecer ao Cartório munido dos documentos de identificação originais (RG e CPF ou CNH). Porém, pode acontecer de o solicitante não estar habilitado para comparecer ao Cartório para fazer a procuração.

A impossibilidade de locomoção, por exemplo, é o principal impedimento para fazer a solicitação. Nesses casos, é necessário que o procurado vá ao Cartório para solicitar a modalidade de diligência, ou seja, um oficial da serventia irá até o solicitante para fazer a procuração.

O Cartório Ipiranga disponibiliza essa opção sem um custo adicional. Só será cobrado o valor pela locomoção do oficial ao local onde se encontra o beneficiário.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s