Como fica o sobrenome após o casamento

IpirnagaConfira as possibilidades para realizar essa alteração ao dar entrada na habilitação do casamento

Após o casamento, uma das grandes oportunidades para consolidar a união é a mudança do sobrenome dos noivos. O Código Civil não obriga essa alteração, sendo permitida aos noivos a manutenção dos nomes de solteiros, caso desejem. Mas para o que querem formalizar essa união também por meio dos sobrenomes, é possível que tanto o noivo quanto a noiva façam os devidos acréscimos, embora a adoção do sobrenome do noivo pela esposa seja mais comum.

Porém as regras variam de Estado para Estado. Em São Paulo, por exemplo, é proibida a supressão total do nome de solteiro dos noivos. Também não é possível acrescentar outro sobrenome que não seja o do cônjuge na ação do casamento, por exemplo, sobrenomes de avós ou algum sobrenome que os pais possuem e não incluíram no nome de um dos noivos. Portanto, vale se informar sobre as normas de sua região.

 

Procedimentos e documentos

Os noivos que optam pela mudança do sobrenome, devem atualizar seus documentos para o nome de casado. Enquanto os documentos não forem trocados, a Certidão de Casamento deverá estar sempre em mãos para comprovar o casamento e a alteração do nome.

Os documentos que deverão ser alterados são: RG, CPF, CNH, Título de Eleitor e Passaporte.

Vale ressaltar que os noivos não possuem prazo para a alteração dos documentos e que os documentos que possuem validade – como CNH e Passaporte -, só poderão ser alterados após o vencimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s