Como casar mesmo diante de graves problemas de saúde

saudeCartório de Registro Civil pode auxiliá-lo com o casamento civil emergencial

O casamento é um momento muito planejado pelos noivos, no entanto, em alguns casos surgem problemas que podem interferir no que ambos definiram previamente como o ideal para o momento. Uma dessas situações é quando um dos nubentes, após a etapa da habilitação do casamento em Cartório de Registro Civil, é acometido por doença grave que coloca em risco sua saúde, impedindo-lhe de comparecer à cerimônia. Caso os noivos queiram realizar com urgência a cerimônia, o Cartório pode ajudar enviando uma autoridade competente ao local onde se encontra o impedido, mesmo que seja durante o período noturno.

Caso o celebrante não possa realizar a cerimônia, ele será representado por um de seus substitutos legais. Se o ausente for o oficial do Registro Civil, o presidente do ato nomeará outra pessoa capacitada para realizar a ação.

Esse casamento passa pelos procedimentos rotineiros do casamento civil – habilitação, publicação do edital de proclama-, sendo mantida a necessidade da presença de duas testemunhas durante a cerimônia. Após a celebração do casamento, o termo é lavrado pelo oficial competente, dentro do prazo de cinco dias, para então ser registrado em Cartório do município em que os nubentes residem.

Confira abaixo os documentos necessários para o casamento civil.

  • Certidão de nascimento dos noivos;
  • Comprovante de residência dos noivos;
  • Autorização dos responsáveis – caso um ou ambos os noivos forem menores de idade, mas maiores de 16 anos;
  • Declaração de duas testemunhas maiores, que atestem conhecer os nubentes e afirmem não existir impedimento que os iniba de casar;
  • Certidão de óbito do cônjuge, da anulação do casamento anterior, da averbação de ausência ou da averbação da sentença de divórcio, quando for um dos casos.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s