Central Nacional de Óbitos auxilia na busca por pessoas desaparecidas

cnoA Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas foi desenvolvida pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) em maio de 2015 e trata-se de uma ferramenta que visa auxiliar familiares e Poder Público na busca de pessoas desaparecidas, que foram enterradas e não possuíam documentos de identificação.

A Central está disponível a qualquer cidadão através do site do Registro Civil – www.registrocivil.org.br -, onde é possível buscar gratuitamente por óbitos de acordo com Estado, cidade, sexo, idade aproximada e cor. Outras características como tatuagens, cicatrizes e sinais facilitam ainda mais na busca quando o falecido as possui.

A certidão obtida através do resultado encontrado pode trazer dados que constam no Boletim de Ocorrência realizado pela Polícia que podem ser de extrema importância para a família do desaparecido encontrar o ente que está sendo buscado.

A Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas foi criada atendendo à Recomendação nº 19/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e conta com a participação de todos os Estados do Brasil por meio do ingresso dos cartórios na Central de Informações de Registro Civil (CRC).

Em seu primeiro ano de serviço, mais de 300 pessoas foram reconhecidas em meio a 55 mil cadastros de pessoas não identificadas, ao todo foram 11 milhões de óbitos cadastrados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s