Certidão de óbito: como solicitar e o que é necessário?

certidao-de-obito

A certidão de óbito – documento que registra o falecimento do cidadão -, deve ser expedida pelo Cartório de Registro Civil do município em que ocorreu o óbito. Trata-se de um documento indispensável, não somente para atestar a morte da pessoa, mas também para situações como quando o(a) viúvo(a) deseja se casar novamente e precisa provar que o cônjuge anterior é falecido, quando é preciso dar entrada em pedido de pensão, quando se quer começar um processo de inventário ou testamento.

A certidão de óbito deve ser solicitada pelo funcionário da agência funerária logo após o falecimento do indivíduo. Porém, esta só pode ser retirada do Cartório de Registro Civil por um familiar do falecido.

Entre os documentos que precisam ser enviados, estão: atestado de óbito; carteira de identidade; certidão de nascimento ou casamento; carteira de trabalho; título de eleitor; Cadastro de Pessoa Física (CPF); cartão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); número do Programa de Integração Social (PIS) ou Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP); e certificado de reservista – se necessário.

Para emitir a certidão de óbito há um custo acessível, porém, a Constituição Federal de 1988 afirma que pessoas que sejam reconhecidamente pobres podem ser isentas dessa taxa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s